We Three Kings (Canções de Natal - 5 de 30)

Postado por Unknown , sábado, 1 de dezembro de 2012 01:55

A música do reverendo John Henry Hopkins Jr, da Igreja Episcopal, embora figure há mais de 100 anos entre as canções natalinas, não está no “primeiro escalão” desse time. Entretanto, é uma das minhas preferidas. Em verdade, a primeira vez que a conheci foi nesta versão do grupo vocal The Swingle Singers. E me encantei “de cara”. Composta em 1857, We Trhee Kings foi a canção vencedora dum concurso de músicas de Natal promovido por um seminário teológico em Nova York. A letra canta da admiração dos reis magos do oriente pela estrela guia e refere-se aos presentes ofertados, em sinal de adoração, ao Cristo recém-nascido em Belém.

Como se sabe, a tradição histórica cristã versa sobre três reis magos, sábios do oriente que, lendo as profecias, viajaram intentando presentear o grande Rei que nasceria na antiga Cidade de Davi, em Israel. Ouro, incenso e mirra foram as especiarias ofertas pelos viajantes. Daí vem, dizem, o costume da troca de presentes que ainda hoje fazemos no período da festa natalina.

O curioso é que o relato bíblico da natividade não estipula a quantidade de reis que visitam o menino. O texto faz referência apenas a três PRESENTES, mas não necessariamente quer dizer que fossem três reis. Poderiam ser dois. Poderiam ser mil. O certo é que eram três presente.

Particularmente, gosto dessa ideia. Para mim, soa bem mais interessante. Porque, normalmente, a gente costuma pensar: “pô, olha que presentáço cada rei levou!!!! Só coisa cara, mermão!”. Mas, me diga aí: você já foi a um aniversário em que ficou na dúvida do que levar porque a pessoa “já tinha de tudo”? Imagine aí se, no caso, o homenageado fosse o Rei dos reis, o Rei do Universo? No meu imaginário, TODOS os reis do oriente se viram nessa situação e tiveram que fazer uma “vaquinha” para ver se conseguiam comprar, pelo menos, umas três “lembrancinhas” para o menino Jesus. Esse sim, já chegou ao mundo trazendo Graça Divinal -  um presentão para toda a humanidade.

0 Response to "We Three Kings (Canções de Natal - 5 de 30)"

Postar um comentário